Em pleno coração do Alentejo a Soares dos Reis iniciou a sua atividade na compra e venda de herdades, quintas e terrenos rústicos.
Inserida num meio onde predominam os montados de sobro, azinho e grandes extensões de olival, deu-se início à construção da Quinta de Azeméis onde atualmente são desenvolvidas atividades diversas onde se destaca o Turismo Rural, o Comércio de Oliveiras Centenárias e Milenares, Substratos, Casas Móveis e, por fim, de Produtos Alimentares.

Oliveiras Centenárias e Milenares

Na década de 2000 o olival tradicional alinhado – que ainda representa 50% do olival em Portugal e possui uma densidade média inferior a 100 árvores por hectare, começou a ser substituído pelo olival intensivo e super intensivo, entre 400 a 800 árvores por hectare, em que a produtividade é muito superior e os custos de produção substancialmente inferiores.
Ao proceder-se à substituição destas oliveiras maioritariamente centenárias e algumas milenares por árvores jovens, surge aqui a oportunidade de ao invés de serem destruídas para lenha, serem aproveitadas para embelezar espaços públicos e privados em Portugal e pelo Mundo fora.
Com técnicas desenvolvidas ao longo de mais de 15 anos a nossa empresa procede ao arranque destes marcos da história conseguindo consequentemente o seu transplante com sucesso.

Certificação de Oliveiras

Com a prosperidade do negócio das oliveiras um novo e arrojado projeto começou a germinar – a possibilidade da datação das árvores por métodos não destrutivos. Estabelecido um protocolo de cooperação com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, iniciou-se um processo que se desenrolou durante quatro anos tendo culminado com um algoritmo matemático capaz de determinar a idade das árvores. Face à sua inovação o método foi patenteado por ambas as entidades.

Casas Móveis

No decurso da aquisição de vários terrenos rústicos onde não era possível construir, surge a ideia de representar em Portugal uma das maiores empresas de construção de casas móveis da Europa, casas que dispõe de um conforto semelhante ao das casas tradicionais mas que simplesmente podem ser instaladas em terrenos onde não é autorizada a construção.
Como se deslocam sobre as suas rodas, podem ser colocadas e retiradas em qualquer altura tornando-a num bem amovível dispensando qualquer tipo de licenciamento.
Hoje somos líderes na Península Ibérica na comercialização de casas móveis.

Produtos Alimentares

Consolidadas as atividades de Turismo Rural, Casas Móveis, Oliveiras Centenárias e Milenares , Casca de Pinho e Substratos, a Fundação Soares dos Reis decidiu avançar para o comércio de produtos alimentares do segmento “gourmet”, sob a insígnia “Nossa Senhora de Fátima”.
Este novo projeto tem um caráter manifestamente social uma vez que 50% dos lucros revertem a favor de instituições de apoio à criança, apoio à vítima, apoio ao idoso, Liga contra o cancro, entre outras.